O InovaUEFS promoveu a conexão entre profissionais de múltiplas áreas na Oficina de Desing Thinking
Na manhã de hoje, 08 de maio, o Evento InovaUEFS disponibilizou espaço para se discutir e ampliar a inovação na Universidade entre a comunidade acadêmica, através da oficina de Design Thinking. O objetivo foi criar soluções criativas para ampliar a inovação na instituição.
A oficina, intitulada "Como ampliar a Inovação na Universidade", conduzida por Fernanda Becevelli, consultora do Sebrae, foi iniciativa do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UEFS em parceria com o Parque Tecnológico da Bahia.
Fernanda Becevelli enfatizou que o Design Thinking é uma abordagem poderosa para resolver problemas complexos de forma colaborativa, visando beneficiar toda a comunidade acadêmica.
O evento contou com a presença de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento e diferentes níveis hierárquicos, incluindo coordenadores de colegiado, docentes e discentes, destacando a importância da diversidade na busca por soluções inovadoras.
Durante a sessão, os participantes mergulharam em uma abordagem prática e colaborativa para resolver problemas, explorando a criatividade e a capacidade de adaptação. O professor de Biologia da Instituição, Fábio Bandeira, afirma que a oficina desmistificou várias ideias, fortaleceu a ideia de que é possível e precisa promover uma cultura institucional de inovação. E completa que “precisa de um ambiente adequado, conectar as pessoas, disponibilizar informações e promover mais eventos como esse”.
Segundo Rafaela Rodrigues, Gestora de Inovação do Parque Tecnológico da Bahia, a oficina pode reunir profissionais de múltiplas áreas do conhecimento e diversos níveis de hierarquias, além dos discentes foi de suma importância para dar o passo inicial ao fomento a inovação. Para ela é importante fortalecer o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e ampliar a discussão para a universidade e região.
E para Vanessa Rosa, aluna do sexto semestre de Enfermagem, da UEFS, afirma que o evento é valioso, que pode conectar pessoas de áreas diferentes, mas com projetos similares. Para ela, que também atuou como monitora no evento da dinâmica, sugeriu que se tenha disciplinas na grade curricular que trabalhe o aspecto da inovação e empreendedorismo em todos os cursos assim como o de enfermagem para que possa pensar a inovação além dos cursos de tecnologia desde o início da graduação.
Os participantes apresentaram suas propostas de inovação e entre os temas mais debatidos se sobressaíram o debate sobre maior comunicação sobre o tema, criar ambiente de inovação para todos e criar uma cultura de inovação na Instituição.
Os participantes elogiaram a iniciativa do InovaUEFS por estimular a criatividade e promover a troca de ideias dentro da universidade. O acesso ao evento foi limitado, garantindo um ambiente propício para o desenvolvimento de novas abordagens e soluções criativas.